Página Inicial  |  Buscar
  1944
  1960
  1973
  1989
  1991
  1993
  1994
  1995
  1997
  2000
  2001
  2002
  2003
  2006
 
Histórico
 
Com a finalidade de fabricar latões de aço para acondicionamento e transporte de leite, nasce na Cidade de Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro, a Metalúrgica Barra do Piraí Ltda. Empresa genuinamente nacional, que se instala no rol das primeiras indústrias a tornarem-se viáveis no segmento metalúrgico a partir da inauguração da primeira e então recém-instalada Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda.
Diversificando sua produção, a Metalúrgica Barra do Piraí monta sua primeira fábrica de tambores de aço destinados ao acondicionamento e transporte de produtos derivados de petróleo, produtos químicos em geral e alimentícios.
São importadas da Alemanha duas máquinas - pioneiras no Brasil - para fabricação de embalagens termoplásticas de 100 e 200 litros de capacidade.
A implantação de uma nova linha de embalagens termoplásticas é concluída, garantindo à MBP posição destacada no mercado deste segmento até a época atual. Tem início também a fabricação de telhas.
É adquirida a Girona Embalagens Industriais Ltda, fábrica de embalagens termoplásticas, com sede em Santana de Parnaíba, Estado de São Paulo.
Uma nova e moderna fábrica de tambores metálicos, localizada em Matão, SP, é comprada, para assegurar a liderança no fornecimento de tambores para o mercado de cítricos - a Cemibra Embalagens Industriais Ltda.
Mais uma fábrica, a Epema - Empresa Paulista de Embalagens Agroindustriais Ltda - instalada em Araraquara, SP, é adquirida, ampliando a linha de produtos no segmento plástico.
Visando à exportação de acessórios (discos) para tambores metálicos é instalada a Cemibra Indústria e Comércio Internacional Ltda, que atualmente presta serviço de corte de bobinas e distribuição de aço. Foram feitos investimentos na construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes - ETE - com o objetivo de impedir a poluição no Rio Paraíba do Sul. Também em Matão é ampliada a Estação de Tratamento de Efluentes.
Mais um passo em defesa da ecologia e preservação do meio ambiente é dado com a construção e montagem de uma Recuperadora de Plásticos, projeto que permite a reciclagem de bombonas e outros materiais plásticos.
Em 04 de junho, a MBP conquista através do BSI - Quality Assurance, a Certificação da ISO - 9002 para suas unidades de Fabricação de Embalagens Plásticas e Tambores Metálicos.
Dentro da filosofia de melhoria contínua, conquista ou ampliação de novos mercados, são desenvolvidos os seguintes projetos na MBP Matriz: Projeto CLARIANT S.A - é firmado o Contrato para instalação de uma fábrica de Bombonas Plásticas dentro do site da CLARIANT S.A, em Suzano - SP.

Projeto Reciclagem - visando à preservação do meio-ambiente, é ampliada a Estação de Tratamento de Efluentes, possibilitando a coleta de produtos plásticos usados e recuperando-os para futura fabricação. Os resíduos serão tratados biologicamente o que viabilizará, no futuro, o certificado ISO 14001.
Investimentos na MBP Matriz:

- Projeto Sistema de Gestão Empresarial que, através do sistema SAP R/3, integra operacionalmente a Matriz às filiais Matão, Suzano e a Epema.

- Projeto Painéis de EPS - novo galpão e equipamentos adquiridos na Austrália para a fabricação de painéis e telhas em EPS - espuma de poliestireno (isopor).
É fundada a IMBP Networking Corporation Ltda., fruto da parceria firmada com a Casetek Internacional Co. Ltd. uma das três maiores fabricantes de componentes de computador do mundo. A partir da planta situada em Piraí, são lançadas as bases do futuro Pólo de Informática de Piraí. A IMBP produzirá gabinetes para a montagem de computadores.
Em Janeiro - inauguração da nova Filial Suzano da MBP no site da CLARIANT S/A. Em Julho - criação da MBP Isoblock Sistemas Termoisolantes S.A.- em parceria com o Grupo Espanhol Purever Industries, através de sua Controlada Dargard Participações Ltda, unificando as atividades industriais e comerciais com o objetivo de operar no mercado de construção de câmaras frigoríficas.
São realizadas mudanças estratégicas no grupo; parte dele passa a pertencer à Mauser do Brasil e a MBP começa a atuar somente no setor de fabricação de telhas.