Menu

Sustentabilidade

Ambiental

O Grupo MBP trabalha pela sustentabilidade ambiental interna. Além de fazer campanhas de conscientização para o descarte do lixo gerado em todas as áreas, sejam escritórios administrativos ou galpões de produção com lixeiras devidamente identificadas, também é feita a Coleta Seletiva dos resíduos gerados no parque fabril, através de manifesto de resíduos, com o acompanhando de órgãos ambientais.

Programas

ETA - Consiste no tratamento físico-quimico da água captada do Lago Azul, que abastece todo parque fabril, atendendo todos os parâmetros de potabilidade, conforme a portaria MS nº. 518 de 25 de março de 2004.

ETE - Estação de Tratamento de Efluentes (certificada pelo órgão ambiental), onde a água que é retirada do lago artificial é tratada para utilização na superfície de telhas metálicas, e devolvida ao lago novamente tratada, possibilitando até presença de peixes, patos e cisnes.

Lago tratado dentro das dependências do Parque Fabril do Grupo MBP com preservação de espécies da fauna e flora local

O programa para Conservação de energia também é aplicado diariamente. A matriz do Grupo possui, em seu Parque fabril, três geradores a óleo diesel compatível com sua necessidade de complemento de consumo, e no vestiário existe um sistema de aquecimento solar, que utiliza uma fonte de energia gratuita, limpa e ecologicamente correta.

Outras são as preocupações do Grupo com sua responsabilidade ambiental:
1 – Melhoria de seus equipamentos produtivos; proporcionando considerável diminuição no uso de energia elétrica.
2 – Otimização da luminosidade, através do máximo aproveitamento da iluminação natural; com uso de telhas translúcidas nos galpões
industriais, reduzindo em 80% o consumo de energia.
3 – Implantação do sistema de exaustão eólico, melhorando
a ventilação natural nas áreas de produção.

A Metalúrgica Barra do Piraí S/A mantém toda sua área de produção, circulação e escritórios administrativos em perfeitas condições de trabalho e uso, com limpezas regulares, higienização de banheiros, vestiários e refeitórios, assim como a limpeza semestral de caixa d'água, conforme Lei 1893/91-RJ, por empresas registradas no Instituto Estadual do Ambiente – INEA.

O Grupo MBP, como fornecedor de serviços de transformação e beneficiamento do aço, o utiliza de maneira consciente e sem desperdícios, priorizando suas características sustentáveis com a utilização da melhor matéria prima, proporcionando a reciclagem da sucata com uma maior qualidade de aproveitamento. O cadastro junto ao INEA , através da emissão de Manifesto de Resíduos, possibilita às empresas recuperadoras, também cadastradas no mesmo órgão, o reaproveitamento dos resíduos gerados nos Parques de Produção do Grupo MBP.

Social

Preocupando-se com a sociedade onde está inserido, o Grupo MBP está presente em ações que beneficiem seu desenvolvimento. Além da doação de cestas básicas mensais, a empresa incentiva seus colaboradores em doações de sangue e de agasalhos.